quinta-feira, 28 de julho de 2011

Projeto "Conhecer para Preservar"


Hoje, 28 de julho, comemora-se o Dia do Agricultor, e é graças a eles que um de nossos principais projetos existe: o projeto "Conhecer para Preservar". Como sabemos, o ser humano vem interferindo de modo negativo na natureza, o que se torna preocupante já que os recursos naturais de hoje em dia não estão abundantes e somos cientes de que devemos preservar o que temos. Muitas pessoas não tem acesso à informação e muitas vezes não sabem que as atitudes que tomam podem ser prejudiciais até para si mesmos. Com o surgimento da necessidade de conscientizar as pessoas para a preservação o Instituto Kautsky, em parceria com o Ministério Público do Espírito Santo e a Polícia Ambiental, criou o projeto "Conhecer para Preservar", que tem como objetivo principal informar o agricultor carente de conhecimentos ambientais. Destinado a agricultores, produtores rurais, comunidades e escolas, o projeto visa a conscientização sobre os cuidados que devemos ter com o uso dos recursos naturais, como podemos recuperar e reutilizá-los, e principalmente como preservar o que se tem através de simples ações que conservam aquilo que o planeta Terra nos proporciona. Dentre as medidas de preservação visadas pelo projeto podemos citar: preservação do solo de plantio, não desmatar áreas próximas a nascentes e rios, que podem servir como barreira para enchentes, não contaminar os rios com agrotóxicos ou evitar usá-los, redução de práticas que causam a erosão do solo e, consequentemente, o assoreamento de rios.
O projeto chegou à população de várias maneiras, como em palestras para infratores ambientais, palestras preventivas nas comunidades e escolas, mutirões para recuperação de áreas degradadas, mutirões de plantio de árvores, seminários ambientais e cartilhas informativas. A cartilha "Conhecer para Preservar - Manual do Produtor: Em Busca da Adequação Ambiental" traz informações de grande importância para agricultores, como termos técnicos relativos aos recursos de que eles fazem uso (Recursos Naturais, APP, Sustentabilidade, Erosão etc.) em linguagem de fácil entendimento e abordagem prática, perguntas frequentes e legislação ambiental, tudo com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de preservar. Essas abordagens tem como meta fazer com que a comunidade entenda a importância de cuidar daquilo que a natureza os proporciona e que adotem isso para suas vidas, fazendo com que esses recursos nunca acabem e preservando-os para as outras gerações que virão.
O projeto "Conhecer para Preservar" veio para mostrar, através de exercícios de cidadania, conscientização e sensibilização, que nós podemos e somos capazes de preservar nossos recursos e exercer a  sustentabilidade, o ato de unir a proteção ao meio ambiente, a economia de recursos e o respeito e cidadania com o próximo.

No link a seguir você confere a cartilha "Conhecer para Preservar - Manual do Produtor: Em Busca da Adequação Ambiental", feita para divulgar informações de grande importância para produtores rurais e comunidades do interior.



Postado por: Pablo Pietro

Um comentário:

  1. Bom dia, gostaria que pedir permissão para usar o logo do projeto "Conhecer para preservar" nas atividades ecológicas que promovo através do Grupo Carcará Ecoturismo. Caso queira entrar em contato comigo pelo WhatsApp este é o número 85 98855-6959

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e por estar comentando! Esperamos que goste do blog e que volte mais vezes para conferir nosso conteúdo!

"... A natureza é fundamental para a vida. Tudo o que fizermos contra ela recairá sobre nós..." (Roberto Anselmo Kautsky)