Quem somos nós

O Instituto Roberto Carlos Kautsky é uma Associação sem fins lucrativos. Fundado em 23 e agosto de 2003, tem como objetivo desenvolver ações de recuperação e preservação do meio ambiente, inspirado na história e no trabalho do naturalista Roberto Anselmo Kautsky.

O blog
O Blog do Instituto Kautsky foi desenvolvido e criado por Charles Bringer, em junho de 2011, com o objetivo de aumentar a visibilidade do Instituto Kautsky. Recebendo acessos de várias regiões do Brasil, a ideia funcionou e o blog acabou se tornando um projeto, por onde escolas podem agendar visitas, palestras e oficinas, e onde também artesanatos com materiais recicláveis e dicas de sustentabilidade são apresentados e compartilhados com milhares de pessoas. O portal se difundiu bem, e as práticas sócioambientais chegaram, inclusive, à outros países. De uma maneira responsável, prática e descontraída, o blog traz informações, novidades, dicas de reciclagem, artesanatos com materiais recicláveis e tudo o que dê prioridade à importância da preservação do meio ambiente, coleta seletiva e reciclagem. Com uma linguagem de fácil entendimento e um layout de rápido acesso às informações, a navegação no blog se torna mais agradável e acessível. Desde informações sobre projetos à concursos de desenhos, atenderemos a todos que desejam se informar sobre nós. Charles também trouxe a ideia de criar nossos perfis em redes sociais, onde poderá assistir à vídeos em nosso canal no YouTube, ver fotos em nosso perfil no Flickr e interagir conosco no Twitter e no Facebook, para saber de tudo em primeira mão. Acompanhe nosso blog e saiba sobre tudo no Instituto Kautsky!

Inspiração
Roberto Anselmo Kautsky, professor, orquidófilo, bromeliófilo, autodidata, Doutor Honoris Causa pela Universidade do Rio de Janeiro, Honorary Trustee do Journal of the Bromeliad Society (USA) e The Cruptanthus Society Journal, nascido em 1924 em Santa Isabel, município de Domingos Martins, filho de Elisabeth Schwambach e Roberto Carlos Kautsky de quem herdou o gosto pelas orquídeas e pela natureza.

Missão
Buscar a harmonia do homem e o meio ambiente, pesquisando, promovendo e disseminando conhecimentos e práticas de recuperação, proteção e preservação dos recursos naturais.

Valores
Sustentabilidade:
Atender as necessidades atuais, criando, produzindo e consumindo recursos de forma equilibrada, reduzindo impactos negativos e promovendo a melhoria da qualidade ambiental para as gerações futuras.
Cidadania:
Realizar ações que contribuam para a construção do bem-estar coletivo, por meio da participação de indivíduos exercendo seus direitos e cumprindo suas obrigações diante da sociedade.
Amor à humanidade:
Despertar e estimular o amor à natureza, através da sensibilização do ser humano em suas práticas diárias, tornando-o capaz de viver em harmonia com o meio ambiente.
Integridade:
Agir com dedicação, honestidade, imparcialidade e respeito aos direitos do indivíduo e de instituições sociais, zelando pela preservação ambiental.
Transparência:
Divulgar e disponibilizar publicamente os registros e resultados das ações, como instrumento de inter-relacionamento que permite conhecer e valorizar esforços para mudar as práticas em direção à sustentabilidade.
Parceria:
Buscar, realizar e promover ações conjuntas que venham trazer resultados sócio-ambientais benéficos.
"... A natureza é fundamental para a vida. Tudo o que fizermos contra ela recairá sobre nós..." (Roberto Anselmo Kautsky)