terça-feira, 18 de outubro de 2011

Outubro é o Mês do Consumo Sustentável!


Estamos no Mês do Consumo Sustentável. Você sabe se é sustentável? Já lançamos um teste, aqui no blog, para que você soubesse, de uma maneira bem divertida, se age corretamente com o meio ambiente.

O Ministério do Meio Ambiente lançou em 15 de outubro de 2009, o Dia do Consumo Consciente, para divulgar o movimento lançado em 2008, na mesma data, pela Consumers International (organização mundial das associações de defesa dos direitos do consumidor), o Consumer's Action Day. Essa data tem o objetivo de mostrar à todos que praticar o consumo consciente é legal, é fácil e é bom para todos e que essa prática economiza água, energia, recursos naturais e o próprio planeta. O mês de outubro é o Mês do Consumo Sustentável para disseminar práticas de consumo consciente, mas essas práticas devem ser adaptadas para todos os meses do ano, trazendo para nosso convívio meios de economizar recursos naturais, tornando-os mais duráveis para as próximas gerações. Economizar água, energia e resíduos recicláveis não dói nada, muito pelo contrário, só traz pontos positivos para todos.

O Instituto Kautsky tem algumas dicas para que você também seja um consumidor sustentável! São elas:

 - Separe seus resíduos para a reciclagem. Use um coletor especial para eles e quando você for levar à um PEV, separe-os na hora. Reciclar é economizar o planeta.

- Compre produtos que utilizam menos embalagens. Para quê um biscoito recheado que vêm com duas embalagens plásticas? Ou um congelado com uma caixa de papelão quase que inútil? 

- Opte por embalagens de vidro, pois são mais fáceis de reciclar, já que o vidro em um ciclo infinito de reciclagem, ou seja, pode ser reciclado várias e várias vezes.

- Economize sacolas plásticas. Use uma sacola retornável ao ir ao supermercado.

- Compre sempre o refil dos cosméticos. Sua embalagem gera menos resíduo e é mais fácil de reciclar. 

- Pegue leve com os copos de plástico. Use canecas ou copos reutilizáveis toda vez que for beber água no trabalho ou na escola.

- Evite deixar as luzes de casa acesas ao sair.

- Não deixe aparelhos eletrônicos ligados quando não estiver usando-os.

- Que tal ir a pé ou de bicicleta para o trabalho algumas vezes na semana? Se for perto, você pode adotar a prática e fazer caminhadas todos os dias.

- Consuma água com consciência. Não deixar torneira aberta ao escovar os dentes, reaproveitar a água do enxágue das louças, tomar banhos rápidos e lavar o carro com o balde, são coisas que aprendemos quando crianças. Vamos colocar em prática tudo isso.

É isso aí pessoal! Aproveitem essas dicas e coloquem em prática o Consumo Sustentável!

Postado por: Pablo Pietro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e por estar comentando! Esperamos que goste do blog e que volte mais vezes para conferir nosso conteúdo!

"... A natureza é fundamental para a vida. Tudo o que fizermos contra ela recairá sobre nós..." (Roberto Anselmo Kautsky)