quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Visita da Escola Santa Isabel à Reserva Kautsky


Ontem, dia 30, recebemos e acompanhamos uma turma da EMEF Santa Isabel em uma visita ao Orquidário e Reserva Kautsky. Acompanhados pelas professoras Vanete e Kátia, e da pedagoga Ângela, os 2º ano A e B, em um total de 33 alunos, foram guiados pelo Sr. Ervin, que é quem cuida da Reserva, e eu, Pablo, acompanhei tudo de perto.

Antes de subir a Reserva visitamos o Orquidário do Sr. Roberto, onde as crianças conheceram lindas orquídeas floridas, bromélias e a planta carnívora, que as deixou um pouco assustadas - mesmo sem ter o que temer. Após a visita seguimos pelo caminho da Reserva, muito animados, e adentramos na trilha Vitorino de Paiva Castro, uma trilha bem estreita, o que despertou uma sensação de aventura para as crianças, mas com uma variedade de plantas incrível, que as deixou maravilhadas. Foi na trilha também que as crianças começaram uma brincadeira muito criativa: colocar nomes nas plantas, de acordo com a forma, animal ou outra coisa que elas lembravam. Nomes como "Tigrana, Serra-serra e Esqueleto", foram surgindo, fazendo com que as crianças mostrassem o que tem de melhor, a imaginação.

Continuamos a subida pela trilha principal, com as crianças ansiosíssimas para ver animais silvestres, que infelizmente resolveram não aparecer. Os animais que vimos foram apenas alguns pássaros, insetos e os dois cães do Sr. Ervin, que nos acompanharam o tempo todo. A animação do começo logo deu espaço para a clássica pergunta, "já estamos chegando?", que muitas vezes nem precisava ser respondida, já que uma planta diferente sempre era avistada e chamava a atenção. Aliás a flora diversificada da Reserva foi o destaque do passeio, já que as crianças demonstravam interesse em todas as plantas que conheciam. O clima estava bem quente, mas o frescor da floresta nos dava um alívio ao calor.

A caminhada durou cerca de 1 hora, e a chegada à Capela da União, que era o momento mais esperado, foi muito animada. Ao invés de demonstrar cansaço, as crianças logo foram brincar, correr, admirar a linda vista do Pico Eldorado e fazer seus esperados lanches. Lá as crianças receberam uma explicação sobre a história da Capela, feita por uma das professoras.

Nossa aventura ia chegando ao fim. Hora de descer a trilha, e hora de tomar alguns escorregões, devido às descidas íngremes e rochosas, mas nada que atrapalhasse um passeio tão magnífico que as crianças tiveram a oportunidade de fazer.
Fica aqui o nosso agradecimento à EMEF de Santa Isabel, pela visita, pela cordialidade e pelo divertido momento que passamos juntos, e que esperamos que fique por um bom tempo nas lembranças desses pequenos, que são o nosso futuro.

As fotos da visita estão no link a seguir, é só clicar!

Crianças no Orquidário.

Crianças no Orquidário.

Crianças no Orquidário.

Pausa para uma foto antes de subir.

Entrando da Reserva Kautsky.



Passeio pela trilha Vitorino de Paiva Castro.


Quase chegando no topo do Pico Eldorado.

Todos reunidos em frente à Capela...

... todos felizes por terem chegado...

... e todos concentrados para saber a história da Capela.

Todo mundo brincando e lanchando.


Hora de descer: "aaahhh..."

Pausa para foto com a bromélia.

Todo mundo bebeu água direto da nascente!


Fim do passeio e hora de descançar um pouco.

Algumas plantas e orquídeas que as crianças conheceram durante o passeio:







Planta carnívora.

"Quebra-cabeça" de árvores.

Tronco retorcido.













Postado por: Pablo Pietro

2 comentários:

  1. Estive em Domingos Martins em abril de 2012 mas infelizmente nos disseram que a Reserva Kautsky não estava aberta para visitação. Como devemos proceder para visitar a Reserva?

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e por estar comentando! Esperamos que goste do blog e que volte mais vezes para conferir nosso conteúdo!

"... A natureza é fundamental para a vida. Tudo o que fizermos contra ela recairá sobre nós..." (Roberto Anselmo Kautsky)