terça-feira, 20 de setembro de 2011

I Passeio Ciclístico do Instituto Kautsky - "Um olhar diferente... sobre o Rio Jucu"

Logo do I Passeio Ciclístico do IK


Durante o próximo fim de semana, 24 e 25 de setembro, o Instituto Kautsky irá promover o seu I Passeio Ciclístico, com o tema "Um olhar diferente... sobre o Rio Jucu". O objetivo principal será fazer a análise da água do Rio Jucu durante vários pontos de seu percurso, com a ajuda de técnicos da Cesan, para posteriormente montar um relatório com os dados recolhidos. Também serão feitas entrevistas com moradores ribeirinhos sobre a importância do Rio Jucu em suas vidas e palestras de educação ambiental. Dia 19 deste mês, foi o Dia Mundial Pela Limpeza da Água, e essa iniciativa em forma de projeto vem para nos informar da situação que nossas águas se encontram, já que o Rio Jucu é um dos maiores e mais importantes rios do estado do Espírito Santo, responsável pelo abastecimento de água, geração de energia, irrigação de lavouras, entre outras atividades, tais como pesca e turismo. Como o rio vem sofrendo com diversos problemas - esgoto, assoreamento e agrotóxicos -, é necessária uma análise profunda e detalhada sobre a situação de suas águas, e uma conscientização da população sobre como usar os recursos naturais do rio sem prejudicá-lo.

O passeio será dividido em grupos, que já estão formados, portanto, não está aberto a inscrições. Os grupos partirão de Domingos Martins e irão, seguindo pelas margens do rio, até a nascente do Rio Jucu, ficando hospedados em uma pousada, para retornar no domingo. O passeio também contará com um registro fotográfico em forma de documentário: ao longo do percurso será pedido que cada participante fotografe o que gostar mais. Depois, as melhores fotografias serão selecionadas e concorrerão a prêmios. A comunidade local também terá grande importância no projeto, pois além de participarem de entrevistas para um posterior documentário, serão feitas apresentações culturais de dança e capoeira.


O I Passeio Ciclístico do Instituto Kautsky - "Um olhar diferente... sobre o Rio Jucu", é uma parceria com o Grupo Coroa, Cesan, Apolonio Carneiro Sport Bike Team, E&L, Martinense Pneus, Ministério Público e Polícia Militar Ambiental.



 "O colapso da água já tem até data marcada. A segunda década deste século é apontada por numerosos especialistas do mundo todo, que alertam para o fato de que, a permanecerem os atuais níveis de consumo, desperdício e aumento populacional, a humanidade caminha, a passos largos, para uma situação de escassez, que deve ser enfrentada por cerca de dois terços da população mundial.A escassez de água prevista para o futuro próximo não está relacionada exclusivamente a fatores quantitativos, mas, sobretudo, a fatores qualitativos, em função da crescente e contínua deterioração das águas que escoam na superfície".
José Batista Lins Coitinho

Postado por: Pablo Pietro 

3 comentários:

  1. Parabens pela iniciativa, poderia se estender a toda comunidade a iniciativa. Fica a dica

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliano! Obrigado pelo comentário. Deixe-me explicar: este é o nosso primeiro passeio, e veio com o objetivo de fazer uma análise em relação à situação das águas do Rio Jucu e um documentário sobre a importância que ele tem na vida das pessoas que vivem próximas à ele, ou que são beneficiadas pelo que ele lhes oferece, como abastecimento, irrigação e turismo. Como é o nosso primeiro ano de passeio ciclístico, resolvemos não abrir inscrições devido à infraestrutura que isso necessitaria, como alimentação, estadia e transporte. Nossos projetos necessitam de patrocinadores,
    e para que a atividade de análise não ficasse apenas nisso, cada um dos patrocinadores formou um grupo de pessoas com custos próprios, ajudando no financiamento do evento.
    Mas não se preocupe, os próximos passeios já estão programados para atender à comunidade, então é só ficar atento e acompanhar aqui no blog!
    qualquer novidade!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Participamos do passeio do ano passado...podíamos realizar esse evento novamente!!
    ABÇS

    gabriela_horta@hotmail.com

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e por estar comentando! Esperamos que goste do blog e que volte mais vezes para conferir nosso conteúdo!

"... A natureza é fundamental para a vida. Tudo o que fizermos contra ela recairá sobre nós..." (Roberto Anselmo Kautsky)