terça-feira, 28 de junho de 2011

Porta-trecos com potes de iogurte


Olá pessoal! Hoje vamos trazer o primeiro artesanato, de uma série de outros que virão feitos com materiais recicláveis. Hoje usaremos potes de iogurte e papelão, e faremos um "porta-trecos", um potinho que serve para colocar várias coisas como lápis de cor, clipes e balas. O artesanato é muito fácil de fazer e o resultado é incrível. Os materiais necessários são:
 


- Potes de iogurte
- Papelão (no nosso caso usamos uma caixa de cereais)
- Molde de papel. Ou seja, você fará um desenho do que preferir seja um animal, ou algum personagem como a Turma do Lixildo, que deverá conter cabeça e braços (com no máximo 10 cm de altura, para não ficar muito pesado e cair) e os pés.
- Lápis de cor
- Tesoura
- Cola branca
- Cola quente

Veja como se monta o porta-trecos no link a seguir!



Coloque seu desenho em cima do papelão, no lado marrom, e desenhe por cima fazendo outro molde só que agora aumentando cerca de 3 milímetros para que o papelão fique um pouco maior que o molde de papel. Na parte de baixo do seu desenho emende uma parte de papelão para que seja a base do personagem no pote. Essa base deverá ter 5 centímetros de comprimento, 5 milímetros na primeira aba, e 1 centimetro na segunda aba. Recorte.


Agora cole seu molde de papel já colorido no papelão com a cola branca e tente centralizar para que fique bem legal. 


Depois de colar dobre as abas de baixo, como mostra a imagem:  a primeira para frente, e a segunda para baixo. Essas abas serão coladas no pote de iogurte.

     

Com a pistola de cola quente (se você for criança peça ajuda à um adulto para manusear a cola quente) faça uma listra de cola nas duas abas. Elas irão ser coladas na parte de baixo das bordas do pote. Como a cola seca rápido, tenha o pote de iogurte em mãos para fixá-la rapidamente. Os potes de iogurte costumam ter pontas nas bordas, então tente deixá-las para trás, ou seja, colando o molde nessa parte. Depois passe também a cola nos pés, e cole na frente do pote, na parte onde as pontas são arredondadas.


Está pronto! O porta-trecos é um objeto prático, útil, e o principal, foi feito utilizando materiais que iriam para o lixo! Agora solte a sua imaginação e faça quantos porta-trecos diferentes você puder!

Postado por: Pablo Pietro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e por estar comentando! Esperamos que goste do blog e que volte mais vezes para conferir nosso conteúdo!

"... A natureza é fundamental para a vida. Tudo o que fizermos contra ela recairá sobre nós..." (Roberto Anselmo Kautsky)