quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Resíduos não recicláveis



Sempre que falamos em coleta seletiva devemos lembrar que nem todos os materiais podem ser levados para a reciclagem. São materiais que muitas vezes não têm destino certo, outros não podem ser reaproveitados devido à sua composição (que pode conter desde materiais tóxicos, à outros que não se misturam), ou pior, podem contaminar outros resíduos (quando estão engordurados, por exemplo), impossibilitando a reciclagem. Seu destino, infelizmente, é o lixo comum, ou empresas especializadas que trabalham com esse resíduo. Por isso, procuramos sempre estar alertando a todos sobre o que pode e o que não pode ser jogado nos coletores coloridos, para que a reciclagem sempre ocorra com sucesso. Dentre os resíduos que não podem ser reciclados estão:

Papel: papel higiênico, guardanapos, papel toalha engordurado, embalagens de alimentos engorduradas, como de pizzas e hambúrgueres (não podem ser reciclados, porque são resíduos contaminados por alimentos) fotografias, papel carbono, adesivos, fita crepe, pontas de cigarro. 

Plástico: acrílicos, tomadas, espuma, esponja de cozinha e banho, fraldas, cabos de panela, isopor (o isopor é um material reciclável sim, mas seu processo é um pouco caro e trabalhoso, devido à sua leveza e o espaço que ocupa, por isso o ideal é usar com consciência ou entregar para empresas especializadas).

Metal: esponja de aço, latas de tinta e verniz, clipes, grampos (tente reaproveitá-los), latas de inseticidas, pilhas e baterias (estas costumam ser destinadas aos fabricantes, devido a grande quantidade de substâncias tóxicas apenas empresas especializadas podem reciclar).

Vidro: espelhos, louças e refratários, lâmpadas (o vidro delas é diferente do vidro convencional, por isso não podem ser descartadas nos coletores de recicláveis, e as fluorescentes contém mercúrio, por isso devem ser enviadas para empresas especializadas), cristal, porcelana, ampolas de medicamentos.

Agora você já sabe o que pode e o que não pode ser reciclado. Vamos reciclar!

 Postado por: Pablo Pietro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e por estar comentando! Esperamos que goste do blog e que volte mais vezes para conferir nosso conteúdo!